segunda-feira, 28 de março de 2011

Estudantes se reunem esta manhã com o prefeito Tarcizio Pimenta

Ney Silva

Uma comissão de estudantes formada por representantes do movimento Levante da UEFS, da AMES-Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas e gremios de escolas estaduais vai se reunir hoje (28), pela manhã com o prefeito Tarcizio Pimenta.

Segundo Iracema Santos, do Levante o encontro é para discutir o último aumento da passagem de ônibus aprovado há ma semana pelo CMT-Conselho Municipal de Transportes. O reajuste da tarifa ainda não está em vigor porque o prefeito não homologou a decisão do referido conselho.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Odontólogos participam de curso em Feira de Santana


Ney Silva

Um grupo de odontólogos de várias cidades da Bahia e dos estados de Sergipe e Ceará está participando em Feira de Santana do curso Imersão em Plástica Peri-implantar. O evento é promovido pelo Ceob-Centro de Estudos em Odontologia do Brasil com a chancela da faculdade Fapi.

O presidente do Ceob, o cirurgião dentista Ronaldo Fonseca  informou que o curso é muito interessante porque além de formar profissionais está socializando a implantodontia para pacientes carentes.

Segundo ele o implante está cada vez mais se socializando mais os custos ainda são bem elevados. Ele acredita que chegará um momento em que a população terá acesso a esse tipo de tratamento. “Não é possível se imaginar hoje uma clinica odontológica sem a implantodontia”, afirma.

O odontólogo que é proprietário da Clirf-Clinica de Implantodontia e Reabilitação Fonseca uma das mais estruturadas clinicas de Feira de Santana, explica que uma vez realizado, o implante não tem volta porque é feito com muita qualidade. Ainda de acordo com Ronaldo Fonseca os dentes usados nos implantes são geralmente feitos de titânio e praticamente não existe rejeição aos procedimentos.
  
Sobre a possibilidade do poder público adotar esse serviço para a população, ele acredita que os governos federal, estadual e municipal deverão socializar o serviço. No momento o tratamento só é feito particular, mas alguns convênios vem se mostrando interessados em remunerar os serviços.
O curso Imersão em Plástica Peri-Implantar está sendo ministrado no Class Apart Hotel no Ponto Central, pelo professor doutor Júlio César Joly.Ele é o criador do curso e até lançou um livro sobre o assunto.

A idéia do curso é integrar as especialidades para que os profissionais consigam entender a importância de um planejamento em cada fase da implantodontia.
“nosso foco de atuação se destina a profissionais mais seletos que já passaram por uma formação básica e que agora estão buscando um afinamento em técnicas especificas”, afirma Julio.

Julio César informou também que a imersão em plástica peri-implantar é um projeto novo e começou a ser desenvolvido em 2008  sendo que em 2009 foi lançado um livro sobre o assunto. Ele disse que já visitou 15 capitais divulgando esse novo procedimento.

O que é implantodontia?

Implantodontia é o ramo da odontologia que recupera espaços edêntulos através da inserção de raízes dentárias artificiais que suportarão uma prótese de dente (coroa). Isso ocorre pela implantação de um parafuso de titânio no interior do tecido ósseo onde houve a perda do elemento dental.

Ao redor do titânio ocorre a ósseo integração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo. E, é extremamente importante, que o tecido ósseo mantenha-se preservado mesmo quanto o implante dentário seja submetido aos esforços mastigatórios.

A osseo integração deve-se a incapacidade do nosso organismo em detectar o titanio intraosseo; devido a suas caracteristicas bioinertes (Ao se expor ao ar, a superficie do titanio se transforma em oxido de Ti), não acontece a formação de tecido fibroso em volta do implante, permitindo assim o crescimento osseo ao redor do mesmo, estando em contato íntimo osso e implante.

O descobridor da osseo integração foi o médico sueco PI Bränemark; ao inserir câmaras de titanio na fibula de coelhos em suas experiencias , relatou certa dificuldade na hora de remove-las, ao estuda-las notou a intimidade entre osso e titânio. Hoje Bränemark reside no Brasil, mais precisamente em Bauru onde possui um centro de pesquisa em implantodontia.

Desde 1960 existiram vario tipos de implantes; porem os implantes radiculares ósseo integrados foram os mais bem sucedidos com taxas de sucesso margeando os 95 % em 5 anos.

Com a implantodontia são feitas desde reabilitações unitárias ate grandes reabilitações totais fixas ou removiveis.



Fonte: Site do Wikipedia 

quarta-feira, 23 de março de 2011

Vigilância Epidemiológica alerta sobre possíveis casos do vírus tipo 4 da dengue

Ney Silva

A coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana está alerta para isolar qualquer caso suspeito do vírus tipo 4 da dengue. Em Salvador já existem dois casos confirmados do novo vírus.
 A coordenadora da Vigilância, bióloga Janice Estrela explica que o município não parou o trabalho e vem se adequado e realizando ações de campo. Ela diz que os dados do Lira - Levantamento de Índice Rápido do período de Outubro a Novembro de 2010 deixou a cidade em estado de alerta.

Em recente reunião que contou com a participação de técnicos da Vigilância Epidemiológica foram discutidas estratégias de campo e o monitoramento de possíveis casos suspeitos. Na oportunidade solicitou-se que enfermeiras das unidades de saúde da Prefeitura façam as notificações de pacientes com suspeita da doença.

Segundo explicações de Janice, as unidades de saúde e os hospitais públicos e privados devem informar os casos suspeitos á Secretaria Municipal de Saúde. Se isso ocorrer, diz a coordenadora, uma equipe de bloqueio vai ao endereço fazer o trabalho de identificação de focos do mosquito Aedes Aegypti.

Além de orientar a população sobre como proceder para evitar a propagação do vírus da dengue a Vigilância  fará o monitoramento de possíveis casos através de GPS.

A coordenadora destaca que a participação da comunidade é importante no combate á dengue. “Cada pessoa deve atuar como um agente de endemias dentro de sua casa não deixando água parada e descoberta”, afirma Janice. 

terça-feira, 22 de março de 2011

Estudantes conseguem ônibus de graça no retorno para casa após manifestação

Além de terem a garantia de que o reajuste só será autorizado depois de um encontro entre uma comissão de estudantes e o prefeito, os manifestantes conseguiram até passagem de graça.

Ney Silva

Os líderes estudantis representantes de entidades avaliam como positivo o resultado da manifestação realizada na tarde de hoje (22), pelas ruas de Feira de Santana contra o aumento da passagem de ônibus já aprovado pelo CMT - Conselho Municipal de Transportes.

Além de terem a garantia de que o reajuste só será autorizado depois de um encontro entre uma comissão de estudantes e o prefeito, os manifestantes conseguiram até passagem de graça.

O CMT autorizou em reunião na última sexta-feira que a tarifa seja reajustada de R$ 2,15 para R$ 2,37. Mas esse reajuste precisa ser homologado pelo prefeito Tarcizio Pimenta.

Depois de se concentrarem em frente ao Instituto de Educação Gastão Guimarães os estudantes saíram em passeata pela Getúlio Vargas e fizeram uma nova parada na Prefeitura. Portando cartazes de protesto eles interromperam o trânsito na Avenida Senhor dos Passos e Praça João Pedreira.

Policiais militares fizeram um desvio do tráfego pela entrada em frente ao módulo policial. Mas apenas carros de passeio, bicicletas e motos puderam retornar. O contorno é estreito e os ônibus que estavam na rua tiveram que aguardar a liberação da pista.

Motoristas, cobradores e passageiros ficaram esperando por mais de uma hora.Os estudantes deixaram o lado do cruzamento da Praça João Pedreira com a Senhor dos Passos e foram para o outro lado da rua em frente a Prefeitura liberando o trânsito.
  
Com a participação do Tenente-coronel Adelmário Xavier e do secretário municipal de Prevenção á Violência Misael Freitas foi formada uma comissão de estudantes. Eles se reuniram com o chefe de gabinete advogado Milton Brito. A imprensa não teve acesso ao encontro.

Segundo a líder estudantil Iracema Santos integrante do movimento Levante da UEFS, uma pauta foi entregue ao secretário Milton Brito que teria ficado neutro nas reivindicações apresentadas. Os estudantes querem o não reajuste da tarifa, a punição dos guardas que teriam praticado agressões contra ela e a estudante Eslane Paixão e a inclusão da AMES e da UEFS no CMT, entre outras.

Ainda de acordo com Iracema Santos, o chefe de gabinete teria garantido que a tarifa não será reajustada até a próxima segunda-feira quando o prefeito Tarcizio Pimenta retorna de uma viagem que fará nesta quarta-feira.

Da Prefeitura os estudantes seguiram para o Terminal Central. O objetivo era conseguir acesso para retornar para casa. A Policia Militar bloqueou a entrada do terminal o que causou um  engarrafamento de ônibus ao longo da rua Olimpio Vital.
  
Foi estabelecida uma negociação com a presença de representantes do Sindicato das Empresas de Ônibus -Sincol, representantes dos estudantes e a Policia Militar. Não demorou mais do que 10 minutos e os estudantes foram autorizados a entrar no terminal em fila para retornar para suas casas gratuitamente.




Veja mais fotos da manifestação dos estudantes.





































segunda-feira, 21 de março de 2011

Tomógrafo do Hospital Clériston Andrade está parado desde janeiro


Ilani Silva

O tomógrafo do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) que estava impossibilitado de funcionar desde janeiro deste ano, por causa de problemas nas instalações elétricas, deve entrar em operação até a próxima sexta-feira (21), segundo informações do diretor administrativo Carlos Rocha.

De acordo com ele, o aparelho chegou nas unidade hospitalar em dezembro de 2009, onde a estrutura da sala do hospital teve que ser modificada para se adequar as necessidades do equipamento. Em abril de 2010, começou a funcionar, porém em janeiro de 2011 começou  a dar problemas.“Houve um problema na rede elétrica onde todo o cabeamento que alimenta o aparelho foi danificado”, disse.

Carlos Rocha explicou que a causa da demora para o tomógrafo voltar a funcionar foi a dificuldade em comprar o cabeamento que é o mesmo utilizado em camarotes e trio elétrico.

Enquanto a situação não é resolvida, os pacientes estão sendo encaminhados para o Ihef e para o Hospital Dom Pedro de Alcântara através de uma parceria realizada com a Secretaria Municipal de Saúde. As informações são do repórter Ney Silva do programa Acorda Cidade

Notas da Câmara Municipal desta segunda-feira

O vereador Angelo Almeida do PT reagiu agora á pouco a uma nota publicada no blog Aqui Bahia onde consta de que o prefeito Tarcizio Pimenta irá á policia para prestar uma queixa contra o líder estudantil Jader Dourado. Segundo o site Jader teria dito palavras desrespeitosas ao prefeito atraves do Twitter. Por se sentir  emeaçado o prefeito decidiui prestar queixa ainda hoje.

Em pronunciamento o vereador Angelo Almeida que foi citado pelo prefeito nesse episódio informou que tem tratado a todos com respeito incluindo o prefeito. O vereador criticou o aumento da passagem de ônibus decidido na última sexta-feira pelo Conselho Municipal de Transportes.Segundo Angelo não houve nenhum atentado durante a reunião do CMT como está sendo alegado por Tarcizio Pimenta.

sábado, 19 de março de 2011

Falta de anti-retroviral não compromete tratamento de pacientes com AIDS, diz coordenadora

Ney Silva

  Os serviços de saúde de todo o Brasil que atendem pacientes com o vírus HIV da AIDS  estão sem o anti-retrovital Atazanavir. O medicamento faz parte de um grupo de medicações usadas para o controle da doença.No CTA-Centro de Testagem e Aconselhamento onde funciona a coordenação do programa DST/AIDS em Feira de Santana a medicação também faltou mas não houve prejuízos para os pacientes.
A coordenadora do programa, enfermeira Vanessa Sampaio informou que o medicamento é distribuido pelo Ministério da Saúde. Durante uma semana o medicamento faltou mas já chegou e está sendo distribuido aos pecientes com o vírus HIV.

Ela recebeu uma nota técnica do Ministério da Saude onde consta uma recomendação orientando os profissionais de saúde que se o medicamento voltar a faltar deve se fazer a substituição temporária por outro  sem comprometer o atendimento aos pacientes.

Vanessa Sampaio que assumiu recentemente a coordenação do progama DST/AIDS destacou o trabalho realizado pelo ex-coordenador Valterney Moraes.Ela disse que o programa é completo e existe um comprometimento de servidores no atendimento aos pacientes e ás pessoas que buscam apoio desse serviço. ¨Nosso objetivo aqui é deixar os pacientes sempre satisfeitos", afirmou.

sexta-feira, 18 de março de 2011

OAB vai investigar advogados supostamente envolvidos em esquema de corrupção com juíza



Ney Silva


O presidente da OAB-Feira de Santana, Osvaldo Torres Neto, informou na manhã desta sexta-feira (18) que está solicitando ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia cópia do processo que culminou no afastamento da juíza Silva Santos Chetto, da 4ª Vara Cível da comarca de Feira.

Ele esclareceu que a solicitação do processo tem por objetivo identificar possíveis nomes de advogados da comarca que estiveram envolvidos em esquema que beneficiava alguns advogados em detrimento de outros e essas foi uma das razões que levou o TJ a afastar juíza.

Osvaldo Torres disse que recebeu um requerimento do advogado José Alberto Daltro Coelho onde ele pede uma providencia da OAB sobre o caso para que a imagem doa advogados não fique maculada.

O presidente da OAB informou que concorda com a preocupação do colega, e antes mesmo do requerimento já tinha encaminhado oficio a presidência Estadual da OAB e do Tribunal de Justiça para que a corregedora do interior prestasse informações necessárias para que se possa ter acesso ao processo.

“Só dessa forma é que a gente poderá ter os nomes dos advogados que por ventura tenham se envolvido com esquema de beneficiamento”, afirmou.

Osvaldo Torres garante que assim que tiver informações concretas sobre o envolvimento de advogados vai através do Tribunal de Ética, abrir processos e se comprovar envolvimento em atos de corrupção, será apurado o caso dando o devido direito de defesa a todos.

Afastamento da Juíza

Sobre o afastamento da juíza Silva Chetto, o presidente da OAB informou que já vinha acompanhando o caso e teve algumas reuniões com corregedores do TJ que estiveram na cidade. Ele ressalta, no entanto, que é preciso que a sociedade saiba que é um procedimento contra uma magistrada e correu em sigilo. 

Osvaldo Torres disse que mesmo não tendo informações do processo, é conhecedor que toda comunidade forense de que havia algo de errado na 4º vara civil, com um esquema de favorecimento.

“A forma como isso acontecia, quem foi beneficiado? De que forma isso acontecia e quem se beneficiava financeiramente, nós só vamos ter conhecimento com a cópia do processo instaurado pelo TJ”, informou.

Na decisão, desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado justificaram o afastamento da magistrada alegando que ela vinha atuando com parcialidade na condução de processos e por improdutividade.  Além disso, havia indícios de fraude na distribuição de processo, violação ao dever de honestidade e associação com advogados para esquema de favorecimento a determinadas partes. Sua atuação, segundo os desembargadores, vinha causando “forte comoção social” na Comarca.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Notas da Câmara Municipal desta quarta-feira

O vereador Marialvo Barreto do PT informou agora á pouco na sessão da Câmara Municipal que preparou um requerimento para o Ministério Público solicitando que seja movida uma ação contra Marcos Paulo da Silva Oliveira. Marcos que é detentor de cargo de confiança está no centro de uma polêmica: Ele sacou
R$ 1,3 milhão do Banco Sicoob Subaé.

O requerimento de Marialvo junto ao MP solicita que seja movida uma ação contra o servidor comissionado para que devolva todo o dinheiro recebido até o momento oriundo da função que ocupa,

A iniciativa foi motivada pela declaração do vice-prefeito Paulo Aquino de que Marcos ocupa um cargo no gabinete dele mas não trabalha.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Líder do governo na Câmara Municipal Mauricio Carvalho acaba de informar em pronunciamento que o débito do governo Tarcizio Pimenta com a empresa Qualix é de R$ 6,9 milhões e não cerca de R$ 13 milhões aproximadamente como vem alegando a empresa.

terça-feira, 15 de março de 2011

Doutora em Climatologia diz que posição das placas tectônicas no Brasil não permite catástrofe



Ney Silva


A catástrofe ocorrida no Japão por causa do movimento de placas tectônicas dificilmente ocorreria no Brasil porque no país estas placas tem movimentos divergentes e se deslocam em direções contrarias.  A observação foi feita pela doutora em climatologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Rosangela Leal. Ela informou também que a cada ano, estas placas se afastam 1 cm aproximadamente, o que diminui ainda mais o risco de choque entre elas.

Com relação ao terremoto seguido de tsunami, ocorrido na última sexta-feira no Japão, a doutora esclarece que na costa do oceano Pacifico existe sobreposição da placa Sul Americana com a placa de Nasca que está mergulhando no magma.

Rosangela Leal disse ainda que por causa dessa situação, as placas podem ficar presas uma na outra e quando se soltam originam movimentos bruscos, causando terremoto. Por isso explica a doutora, que em países que estão na costa do Pacifico como Chile, Equador e Bolívia há maior probabilidade de ocorrer terremotos, porque também existem vulcões que também estão associados aos movimentos das placas tectônicas.

A incidência de terremotos no Japão é justificada porque o país está próximo da borda da placa tectônica. Analisando a força deste último terremoto com mais de 8 graus na escala Richter, Rosangela Leal enfatizou que os prejuízos foram grandes porque a economia japonesa é concentrada no litoral com a grande utilização de portos.

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...