domingo, 19 de setembro de 2010

Mulheres comandaram o desfile cívico de emancipação de Feira de Santana

A capitã Leila Aragão e a tenente Isa Carla foram destaques no comando do desfile pelos 177 anos de emancipação da cidade.


Reportagem Especial
Ney Silva

 O desfile cívico militar de emancipação política dos 177 anos de Feira de Santana, realizado na manhã do último sábado (18/9) teve um brilho especial: As mulheres.Elas estavam presentes em todos os detalhes, desde a coordenação, a colocação das crianças em forma, no deslocamento e os grupos dos soldados recém formados pelo 1º BPM também tiveram o comando de duas mulheres.

 
Foi uma festa bonita, mas não teve tanta participação de público como em 07 de setembro, data da Independência do Brasil. Mas vale ressaltar que o comércio funcionou normalmente. Na Avenida Getúlio Vargas local do desfile apenas quem seguia em direção ao centro da cidade teve que escolher outras ruas porque o trânsito foi interrompido.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o desfile foi coordenado pela professora Lélia Fernandes. Ela informou que a cada ano há um esforço de se reunir o maior número possível de entidades. Este ano foram 23 que saíram ás ruas incluindo escolas públicas, academia feirense de letras, guarda municipal, um pelotão do exército e grupamentos com os novos soldados da Polícia Militar.

As escolas abordaram temas diversificados na homenagem á cidade. Umas focalizaram a própria história da cidade e outras, temas transversais como meio ambiente. Grupos filantrópicos também foram ás ruas, como o Ganga Zumba e o grupo Afro Nelson Mandela.


Em todo o trajeto do desfile as mulheres eram maioria na organização das alas das escolas. A escola municipal do Parque Brasil dirigida pela Creche do Tio Jonas foi quem saiu com o tema Meio Ambiente. Material de reciclagem como papelão e até latinhas de cervejas foram usadas como instrumentos para dar visibilidade á preservação da natureza.

 
O desfile iniciado por volta das 9H 30min foi comandado por duas mulheres que estavam á frente das tropas: A capitã Leila Aragão e a 1º tenente Isa Carla que trabalham no CPRL- Comando de Policiamento Regional Leste. A idéia de deixar o desfile no comando das duas oficiais foi do coronel Hélio Alves Gondim, defensor de renovação contínua da instituição com objetivo de valorizar o policial militar.




Com 12 anos na instituição, a capitã Leila, disse que este fato de uma Mulher comandar um desfile é normal em Salvador, mas em cidades do interior sempre chama atenção das pessoas. “A mulher entrando na policia é uma modernidade porque na Bahia principalmente não existia isso. Esse ingresso da mulher marca um novo sentimento pela sensibilidade que ela tem em resolver os problemas”, afirmou.



Leila Aragão informou que ela e a tenente Isa Carla não são de Feira de Santana e ao comandarem o desfile se sentiram acolhidas pelo povo da cidade. “foi uma felicidade muito grande estar á frente da tropa dessa briosa Policia Militar”, concluiu.
 
No palanque oficial instalado no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e Getúlio Vargas algumas autoridades prestigiaram o evento. O prefeito Tarcizio Pimenta, destacou a participação de pais, de estudantes e de pessoas de um modo geral enaltecendo a grandiosidade de Feira de Santana. “As crianças gostam de desfilar, de participar porque é um evento muito bonito e agradável. Quero parabenizar os organizadores desse desfile”, afirmou.

Com quase 600 mil habitantes o município de Feira de Santana é o segundo mais populoso da Bahia. Sua vocação comercial é cada vez crescente e nos últimos cinco anos o setor da construção civil vem empregando muita gente. São dezenas de novos conjuntos residenciais construídos ou em fase de construção o que vem aumentando em muito também a demanda de novas faculdades com cursos presenciais e á distancia. Salve! Salve! Ó gloriosa Princesa do Sertão.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Batalhão da PM em Feira de Santana forma primeira turma de policiais

Os novos policiais terão agora uma semana de descanso e logo em seguida serão distribuídos para as quatro companhias independentes de Feira de Santana e batalhões de vários municípios da Bahia.


Ney Silva

As unidades da Policia Militar em Feira de Santana e nos municípios da jurisdição do CPRL- Comando de Policiamento Região Leste vão receber novos policiais militares. A solenidade de formatura ocorreu na manhã de hoje( 16/09) na sede do 1º BPM.

O curso de formação foi iniciado em janeiro deste ano. Ao todo são 148 soldados sendo que cinco deles não puderam fazer parte da solenidade por estar respondendo inquéritos administrativos. É a primeira turma formada na sede do 1º BPM desde que a unidade transformou-se em Centro de Formação com a criação das quatro companhias independentes.

O comandante da unidade, tenente-coronel Antonio Martinho Nunes destacou a qualidade da formação dos novos soldados.
“Se analisar - mos como se comportaram os instrutores na formação dos soldados, alguns deles professores experientes de universidades podem ter certeza que a sociedade feirense receberá servidores da segurança pública do melhor quilate”, afirmou.

 Dos 143 soldados formados, 18 são do sexo feminino. Uma delas Caroline Nobre,  mostrava-se feliz com a carreira que escolheu.
“Meu avó e meu tio são militares. Tenho admiração por eles. Alem disso sempre tive vontade de fazer algo melhor pela comunidade e tentar mudar o mundo. Então decidi seguir carreira”, afirmou.

A militar também destacou a preparação do policial. Segundo ela, mais do que aprender a atuar usando a força física, quem ingressa na PM atualmente recebe orientações de cidadania para lidar melhor com a comunidade.
Os novos policiais terão agora uma semana de descanso e logo em seguida serão distribuídos para as quatro companhias independentes de Feira de Santana e batalhões de vários municípios da Bahia.


O coronel Hélio Alves Gondim, comandante do CPRL explicou que pela vontade dele todos ficariam em Feira de Santana.
 “Somos 162 municípios que necessitam desses policiais. Mas não tenho dúvida que o nosso município sempre será olhado com carinho especial pelo comando geral da PM”, afirmou. Ele não soube dizer quantos policiais exatamente vão trabalhar na cidade.
 

 A solenidade de formação dos novos militares contou com as presenças de parentes, amigos e autoridades como o prefeito Tarcizio Pimenta, secretários, diretores de órgãos públicos e representantes do Poder Judiciário.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Queda no sistema eletrônico de cartórios do fórum Filinto Bastos revolta população

Cansadas por terem chegado de madrugada algumas mulheres acabaram dormindo nos bancos de cimento.

Ney Silva

Reportagem especial

Revolta, gritos, desespero. Centenas de pessoas voltaram a reclamar das péssimas condições de atendimento na manhã de hoje (09) dos cartórios extra-judiciais do fórum desembargador Filinto Bastos em Feira de Santana. Segundo informação de chefes de cartórios o sistema eletrônico saiu do ar causando descontentamento da população.


Cansadas por terem chegado de madrugada algumas mulheres acabaram dormindo nos bancos de cimento. Outras preferiram sentar no chão frio e até nas escadas. Cada cartório distribui em torno de 30 fichas. O número é sempre insuficiente em dias de atendimento normal. Mas hoje a situação ficou inviabilizada com os computadores desconectados.


A cabeleireira Ana dos Reis estava muito angustiada com a demora dos cartórios. Ela chegou ao fórum ás 03 Hs para marcar o casamento e já por volta das 11:30 não tinha esperança de ser atendida. “Desde que entramos no fórum fomos informados que o sistema caiu. Não se sabe se o atendimento voltará ou não”, afirmou.

A aposentada Lúcia Bispo Santana veio da zona rural de madrugada para ser atendida. Também não conseguiu. ’’ Após a minha chegada o número de pessoas aumentou ainda mais.


“ Isso é um desrespeito total”, desabafou. Ela mora na fazenda Olhos D água da Formiga. Por ter deixado cedo o distrito de Maria Quitéria não tinha conseguido fazer a primeira refeição do dia. E também não poderia almoçar para não perder a vaga caso o sistema entrasse em funcionamento.

Na fila de um dos cartórios desde às 5Hs o gestor comercial Antonio Marcos Alves de Sousa também estava inconformado com a falta de condições de atendimento.“ Quando cheguei, a fila fazia volta no fórum e não consegui senha. Mas se conseguisse não adiantaria porque o sistema caiu”. Disse. Ele classificou como absurdo o descaso das autoridades. ‘’ O estado está em falência. O atendimento é péssimo e desumano”, concluiu.


Não é a primeira vez que a população é desrespeita em seus direitos. A queda no sistema eletrônico de atendimento dos cartórios extra-judiciais do fórum Filinto Bastos ocorre uma vez ou outra. Mas com ou sem falhas eletrônicas o atendimento é sempre ruim.

Em Fevereiro deste ano a desembargadora Telma Brito assumiu a presidência do Tribunal de Justiça. Já estamos nos aproximando do final de 2010 e nada mudou. Povo desrespeitado por quem cuja função deveria ser de garantir seus direitos. Até quando o Poder Judiciário da Bahia vai continuar agindo assim? Maltratando os cidadãos.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

População prestigia desfile cívico militar de 7de Setembro



Ney Silva
Reportagem especial

Emoção, entusiasmo, vibração, contentamento. A população de Feira de Santana compareceu em grande número na manhã de hoje (07/09), á Avenida Presidente Dutra para prestigiar o desfile Cívico Militar do 7 de Setembro. Nesta data em 1822 Dom Pedro I, ás margens do Riacho Ipiranga em São Paulo, Proclamava a Independência do Brasil. São 188 anos de comemoração.

A solenidade teve haste amento de bandeiras com a participação do prefeito Tarcizio Pimenta, do comandante do 35º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel André Eduardo Bélico e do comandante do Cprl-Comando de Policiamento Regional Leste, Helio Gondim. Depois todos foram para o palanque oficial instalado no cruzamento da Rua Barão do Rio Branco com a Presidente Dutra.


O desfile foi aberto pelos ex-combatente em um carro aberto seguido dos pelotões do Exército. Um desses pelotões era formado pelos boinas azuis - grupo de militares de Feira de Santana que chegou semana passada de missão de paz no Haiti.
Depois da passagem dos militares do exército foi a vez da Policia Militar e do Cprl. Os pelotões de motocicleta, cavalaria e as viaturas se apresentaram para as autoridades e o público em geral.




Depois das tropas da segurança pública que incluíram ainda o desfile do Grupamento de Bombeiros Militares, da SMT- Superintendência Municipal de Trânsito e Guarda Civil Municipal, foi a vez das organizações civis. Os grupos de escoteiros e desbravadores fizeram belíssimas apresentações com ordem unida e trouxeram para o desfile alguns equipamentos usados durante treinamentos de crianças e adolescentes.



O coronel Helio Gondim do Cprl disse que estava muito feliz pelo número de pessoas presentes ao evento. “ É uma festa bonita, a independência do povo do Brasil. São 188 anos de independência e a sociedade feirense aqui na avenida está de parabéns”, afirmou. Ele destacou ainda que ao participar do 7 de setembro as pessoas estão resgatando o patriotismo, a cidadania.


Ele lembrou que nesta data a Policia Militar também está comemorando os 20 anos da integração da mulher na Policia Militar. “ A mulher onde está presente há um sentimento mais humanístico, de maior harmonia. A mulher trouxe esse sentimento vivo de cooperação, de participação, disse Gondim.




O prefeito Tarcizio Pimenta  ao comentar sobre o 7 de setembro disse que a data tem vários significados principalmente quando de rememora a luta daqueles que bravamente defenderam o país. “ A gente fica feliz em participar desse evento porque o desfile também faz com que os pais tragam as crianças para as ruas e isso faz com que essa data seja mais pesquisada”, afirmou.Ele também destacou a grande participação do público no desfile. “ Acho que o desfile este ano bateu recorde de público devido a facilidade de transporte”, avaliou Tarcizio.


Ao todo mais de 20 entidades civis e militares participaram do desfile  este ano.

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...