terça-feira, 13 de julho de 2010

Radio Sociedade faz festa para receber equipe esportiva que trabalhou na Copa do Mundo 2010


Os radialistas Paulo José, Jorge Bianchi e Dilson Barbosa foram recebidos com festa na manhã de hoje (13), pela direção da Rádio Sociedade, amigos e autoridades. A emissora organizou um café da manhã para comemorar o trabalho de cobertura esportiva feita pelos profissionais que durante 36 dias estiveram na África do Sul cobrindo os jogos da Copa do Mundo 2010.

A recepção dos profissionais contou com a participação da banda da Policia Militar que executou o hino nacional e de autoridades como o prefeito Tarcisio Pimenta, o arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian e o comandante do 1° BPM Tenente Coronel Martinho Antonio Nunes.

Paulo José sempre entusiasta, explicou como conseguiu superar o frio da capital africana e a diferença de 5 horas no fuso horário. Ele destacou que a solidariedade dos colegas de trabalho e a alegria do povo africano ajudaram bastante nesse processo.

Segundo Paulo José, além das condições adversas do clima, a alimentação servida naquele país é bem diferente da brasileira. A começar pela farinha que normalmente é feita de frutas até a carne que é doce deixa a desejar.

Greve dos anestesistas: Homem com mão fraturada não consegue cirurgia

Ney Silva

A greve dos 17 médicos anestesista de Feira de Santana a mais de um mês por melhores salários continua causando trastornos ás pessoas que dependem de fazer uma cirurgia. É o caso do auxiliar de serviços gerais José de Jesus Bacelar que mora no distrito de Maria  Quitéria. Na quinta-feira da semana pasasada ele caiu de uma carroça e fraturou a mão do braço esquerdo.



   Sem ter recursos para pagar uma cirurgia particular o paciente diz que procurou todos os hospitais conveniados com o SUS-Sistema Único de Saúde e até o final da manhã de hoje (12), não tinha conseguido fazer o procedimento. Com fortes dores no braço e com dificuldade para dormir, José Bacelar está tentando uma audiência no Ministério Público para resolver a situação.

   Os anestesistas decidiram entrar em greve por tempo indeterminado porque queriam que a Prefeitura de Feira de Santana desse um complemento pelos plantões alegando que os valores repassados pelo Sus são insignificantes. O prefeito Tarcizio Pimenta já decidiu e determinou que fosse publicada uma nota informando que o pagamento complementar não tem amparo legal é que outras categorias de profissionais de medicina também irão reivindicar esse complemento.

domingo, 11 de julho de 2010

PRF realiza operação Fauna Livre


A Polícia Rodoviária Federal realizou na manhã de sábado (10) a Operação Fauna Livre I, desencadeada após um intenso trabalho de inteligência, que teve como objetivo coibir o tráfico de animais silvestres.As ações ocorreram na região da BR 116 norte, onde participaram 14 agentes da PRF e seis agentes do IBAMA.


Diversas fazendas e sítios foram fiscalizados, culminando com a apreensão de cerca de 400 pássaros nativos da fauna brasileira, alguns exóticos ou em extinção. Das espécies apreendidas destacam-se o pássaro preto, canário da terra, azulão, cardeal, coleirinha, estevão, cancão, curió, cuiubinha, rolinha, tico tico, bigodinho, papa capim, rola fogo apagou, rolinha picuí, tico tico rei, ferreirinha, brejau, bico de lacre, caboclinho e chapéu de couro. Várias aves resgatadas estavam bastante debilitadas.

A maior apreensão ocorreu na Fazenda Saco do Capitão, localizada na zona rural do município de Santa Bárbara, onde foram encontrados aproximadamente 300 animais. Os responsáveis, Felipe Caetano de Jesus, 65 anos e Aloísio Marinho de Jesus, 35 anos, foram autuados pelo IBAMA e encaminhados à Polícia Judiciária local.

Fonte: Nucom/PRF

Criatividade e irreverência marcaram a 4ª edição do Bando Anunciador

Cultura popular em alta nas ruas de Feira de Santana


Reportagem especial

Ney Silva

O bando anunciador, evento folclórico resgatado há quatro anos pelo Cuca-Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana voltou ás ruas na manhã de hoje(11), em sua 4ª edição. O bando anuncia com 15 dias de antecedência a festa da matriz. Como em décadas passadas, reúne grupos de mascarados, entidades folclóricas e pessoas que individualmente se transvestem para representar autoridades ou figuras populares.


A idosa Eliana Ferreira participou vestida de Carmem Miranda. Para ela foi um momento especial. “ Isso para mim é uma vida. Já participei quando era mais jovem há algumas décadas atrás e estou muito feliz” , afirmou. Ao lado de Eliana, o aposentado Jorge Neves também estava muito contente. Com o rosto pintado de branco e uma bengala, ele dançava com trajes de Charles Chaplin.


Integrante do grupo de dança da UATI-Universidade Aberta á Terceira Idade da UEFS, Jorge Neves disse que os idosos do grupo foram as ruas para mostrar todo o trabalho que é desenvolvido durante todo o ano. Segundo ele, a decisão de sair de Charles Chaplin foi pelo fato do escritor e pensador ter sido um mito da arte e por ele ser um homem relembrado em todos os momentos e mesmo depois de morto está no coração e na alma do povo.

A comerciária Sueli Gonçalves acompanhou o bando pelas ruas da cidade. Convidada por uma amiga ela disse ter gostado bastante da alegria e animação do povo. “Estou amando, adorando. Não vou perder mais nunca”, afirmou. Sueli destacou que resgatar as tradições é sempre muito importante.



Trajando um terno preto e de gravata, o cantor de axé e pagode, Roberto Coelho a todo momento era confundido como político. Ele disse que saiu vestido a caráter por ser um ano de eleição. “É uma sátira. Eu só quero mostrar ao povo que este é um ano de eleição e de decisão”, afirmou. Roberto, que é dono da banda Xero Mole, observou que o bando anunciador chama atenção da cidade para o que ela tem de importante na cultura popular.

O advogado Moura Pinho, que participou do bando algumas décadas passadas quando era adolescente lembra com saudade a alegria contagiante das pessoas. “O bando saia dos Olhos D água e o número de apreciadores era muito maior porque existiam muitas residências onde hoje é comercio”, informou. Ele disse ainda que naquela época a 30 ou 40 anos atrás grupos de cavaleiros acompanham o trajeto.

Segurança

Durante todo o trajeto a partir dos portões do Cuca e ao longo da rua Conselheiro Franco até a praça Fróes da Mota, equipes da SMT- Superintendência Municipal de Trânsito e da Policia Militar garantiram a segurança das pessoas. O major Jader Martins que é comandante da 64ª CIPM-Companhia Independente da Policia Militar responsável pelo policiamento na área central da cidade, estava atento a todo movimentação. Questionado sobre o número de pessoas no evento ele informou que não era possível dizer com exatidão porque os participantes do bando Anunciador em alguns momentos estavam dispersos. Mas, numa estimativa razoável o militar disse que em torno de duas mil pessoas estavam nas ruas por onde o bando passou.

Políticos prestigiam a festa



Como já era de se esperar vários candidatos a uma vaga na Assembléia e deputados estiveram presentes á festa. A nossa equipe registrou as presenças de pelo menos de dois deputados, um federal, Sérgio Carneiro, e o deputado estadual José Neto os dois do PT além da deputada estadual Eliana Boaventura. José Neto era o que estava mais feliz com a festa. De short, bem á vontade, recebia abraços de eleitores e dançava ao som dos bumbos, clarinetas e saxofones que animavam a todos com musicas de antigos carnavais e até sambas.

A diretora do Cuca, Selma Oliveira, ao fazer uma avaliação da 4ª edição do bando anunciador disse que a cada ano se percebe a presença maior da comunidade e principalmente dos bairros. Este ano grupos folclóricos do Jardim Acácia, Olhos D água, Feira IV, Tomba e Chácara São Cosme fizeram a diferença. “Este é um evento que o povo realmente queria. Por isso voltou com força total”, afirmou. A diretora destacou que a irreverência e a criatividade das pessoas é o ponto alto e que a Universidade mostra que é possível fazer uma festa sem violência.

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...